Uso do ReCap na criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit

Primeiramente, para entender o workflow de trabalho necessário para a criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit, vamos apresentar como cada aplicativo se comporta nesse processo e qual sua importância em cada etapa.  

ReCap

O primeiro aplicativo que vamos falar é o ReCap, onde visualizamos os modelos formados por nuvens de pontos.  Neste workflow, o ReCap será importante na criação do arquivo de nuvem de pontos (.rcp), que será usado posteriormente para a criação das curvas de nível dentro do próximo aplicativo.

Civil 3D

A seguir, o processo se dá pelo uso do Civil 3D, aplicativo indicado para projetos e documentação de infraestrutura civil. Neste workflow , o Civil 3D é utilizado para criar as curvas de nível (.dwg) à partir da nuvem de pontos criada anteriormente.

Revit

Por último, dentro do Revit, deve ser inserido o arquivo contendo as curvas de nível (.dwg) gerado no Civil 3D. O Revit reconhece e importa os dados desse modelo, gerando uma massa topográfica.  

1. Como inserir um arquivo CAD no Revit

Dentro do Revit, no Navegador de projeto, ative a vista da planta Terreno. Em seguida, entre na aba Inserir > Vínculo do CAD. Na janela que abre a seguir, escolha os parâmetros que deseja e clique em Abrir.

uso-do-recap-na-criacao-de-superficies-topograficas-no-revit-imagem-1-300x36 Uso do ReCap na criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit

Imagem 1 – Abas e menus de acesso para inserção do arquivo CAD.

 

2. Como criar um terreno a partir da nuvem de pontos no Revit

Na aba Massa e terreno selecione a ferramenta Superfície topográfica. Na aba que abre, Modificar | Editar superfície, clique em Criar da Importação > Selecionar instância da importação e selecione o terreno inserido. Na janela de diálogo adicionar pontos de camadas selecionadas, escolha as layers que contém as curvas de nível e clique em Ok.

uso-do-recap-na-criacao-de-superficies-topograficas-no-revit-imagem-2-1024x114 Uso do ReCap na criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit

Imagem 2 – Abas e menus de criação da superfície topográfica.

 

uso-do-recap-na-criacao-de-superficies-topograficas-no-revit-imagem-3-300x169 Uso do ReCap na criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit

Imagem 3 – Aba Modificar para acesso da ferramenta Criar da Importação > Selecionar instância da importação.

 Para sair da aba Modificar | Editar superfície, clique no botão Concluir superfície. O terreno é criado na vista em planta. Selecione na barra de acesso rápido – ícone da casa – Vista 3D padrão e mude a visualização para Sombreado.

uso-do-recap-na-criacao-de-superficies-topograficas-no-revit-imagem-4-300x165 Uso do ReCap na criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit

Imagem 4 – Vista 3D do terreno criado com visualização sombreada.

 A superfície topográfica criada é uma volumetria que apresenta curvas de nível em elevação e que pode ser melhor visualizada em uma vista 3D, em Elevações e/ou Cortes, acessadas no Navegador do projeto.

No aplicativo é possível fazer a criação de sub-regiões dessa superfície topográfica, com auxílio da ferramenta Sub-região, capaz de definir uma área que pode receber diferentes propriedades. Entre elas, propriedades de materiais, representado anteriormente na imagem 4.

Ainda sobre superfície topográfica, também podemos criar corte e/ou aterro no terreno com uso da ferramenta Plataforma de construção, sendo que é possível definir sua inclinação e controlar seu deslocamento de altura de nível.

Confira abaixo, um workflow entre o ReCap, Civil 3D e Revit, disponível no canal Autodesk Mundo AEC, no YouTube:

 

Informações adicionais

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

 

Leia mais

[Programação] Confira a agenda de eventos e treinamentos da FF Solutions

[Artigo] Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

[Artigo] Autodesk Revit 2021: Novos Recursos e Funcionalidades

[Case de Sucesso] BIM na Egis Brasil

Larissa Gimenez

Especialista técnica no segmento AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) que já realizou mais de 20 palestras sobre soluções BIM em eventos nacionais. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP (2018) e tem vasta experiência em realizar consultorias e treinamentos para diversas empresas. Na Frazillio & Ferroni, integra a área de serviços profissionais, ministrando treinamentos para profissionais de AEC com foco na metodologia BIM aplicada a fluxos de trabalho. Tem excelente domínio das tecnologias Autodesk Revit e Navisworks.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter