Google Maps: Dicas para reduzir seus gastos com o Google Maps

Agora as empresas são cobradas por cada API usada na Plataforma Google Maps, o que gerou um grande aumento em seus gastos. 

Entretanto, há formas de reduzir esses custos significativamente limitando seu consumo no Google Maps. Aqui vão quatro perguntas a serem considerados:

 

O quão interativo é o seu mapa?

Você está usando os mapas dinâmicos no seu site? Eles permitem que seus usuários se aproximem e naveguem em um mapa interativo. O Dynamic Maps API tem uma taxa mais cara do que o Static Maps API e o Streetview API. Apesar das opções estáticas não oferecerem a funcionalidade interativa, as imagens são as mesmas.

Se seus usuários não necessitam da funcionalidade de navegação e interação, ou se o tamanho do seu mapa for pequeno, faça a alteração do mapa dinâmico para os mapas estáticos.

 

Você precisa de informações sobre o trânsito em tempo real?

Existe a opção de se obter informações do trânsito em tempo real quando um usuário escolhe uma rota que requer o uso da API Distance Matrix Avançada (Matriz de Distancia) e da API Directions (Direções) Avançada.

As informações de trânsito em tempo real em ambas as API’s significa que você será cobrado em dobro a cada mil chamadas.

Sem a funcionalidade avançada, a API de Matriz de Distância provê o tempo da viagem e sua distância para uma matriz de origens e destinos. A API de Direções calcula as direções entre os locais para vários e diferentes modos de transporte.

Se você não necessita de informações de trânsito em tempo real, é só desligá-las.

 

Você está otimizando a opção de preenchimento automático de endereços?

A Plataforma Google Maps pode chamar a API de Preenchimento Automático de Endereços tanto por caractere, quanto por sessão. Identificar qual dessas opções se aplica melhor ao seu caso pode diminuir o valor que está pagando ao validar endereços.

A cobrança do Preenchimento Automático de Endereços é feita a cada solicitação, com uma taxa por cada caractere. Apesar do custo por caractere ser baixo, esta opção se torna cara quando se valida milhares de endereços por dia. Esta API é ideal para situações em que os usuários precisam fornecer um único endereço, como quando preenchem um formulário de endereço para correspondência ou entrega.

O Preenchimento Automático de Endereços cobrado por sessão é mais caro do que por caractere, mas esta opção oferece uma quantia ilimitada de resultados ao longo de uma sessão válida. Um usuário pode pesquisar lugares e recuperar detalhes em um determinado local dentro de uma sessão, em vez de ser cobrado por cada caractere. Ativar a funcionalidade por sessão na Places API é financeiramente mais vantajoso quando os usuários inserem múltiplos endereços como, por exemplo, quando buscam por um shopping center.  

 

Qual a quantidade de informação sobre os lugares você precisa?

Um usuário pode receber informação da API de Detalhe dos Lugares (Places Detail API), variando entre os detalhes do contato básico até as avaliações e opiniões dos locais no Google Maps. A quantidade de informações solicitada acabou de ser quebrada em três categorias: Básica, Contato e Atmosfera.

As solicitações que não tiverem parâmetros determinados a partir de quais campos o usuário está solicitando resultará em todos os campos sendo chamados e receberá a cobrança mais alta.  

 

Como a Frazillio & Ferroni pode te ajudar?

Há outras formas de reduzir seu uso da Plataforma Google Maps e nós podemos ajudá-lo com isso.

Caso esteja interessado em economizar dinheiro com o Google Maps fazendo seu faturamento através de um parceiro ou melhorando seu código, entre em contato com nossa equipe.

Somente parceiros especializados poderá oferecer níveis de descontos, entre em contato conosco para saber mais sobre os benefícios de trabalhar com um parceiro Google Maps.

 

Agende uma Consulta com um Especialista

Na Frazillio & Ferroni, os especialistas técnicos de Google Maps estão disponíveis para ajudá-lo a desenvolver experiências baseadas na localização e também prestar todo o apoio necessário para a transição do novo plano.

Podemos ajudá-lo a entender as mudanças e de que forma elas impactam sua prática; a estimar os custos de seu consumo e habilitar sua fatura.  Entre em contato com a equipe Frazillio & Ferroni para explorar as possibilidades nos planos diferenciados e com descontos que, como empresa parceira da Google Cloud, podemos lhe oferecer.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou contato@ff.solutions. Acompanhe também nossa página no Facebook.

Marilia Martins

Formada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da Mauá. Pós graduada em Gerenciamento de Projetos pelo Insper. Atua na Frazillio & Ferroni desde 2010 onde iniciou como especialista técnico de plantas industriais. Hoje é responsável pelo departamento de Marketing e Treinamentos na empresa.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter