ReCap: Como melhorar a precisão das informações no projeto

O Autodesk ReCap é um software de visualização da captura de realidade, onde vemos de forma digitalizada um modelo inteligente formado por nuvem de pontos. Ele também permite a indexação e o tratamento da nuvem de pontos.

Para entender como esse software se comporta e quais seus benefícios, primeiro é importante nos situarmos sobre o cenário atual da construção civil, onde a otimização do uso do tempo é de grande relevância. Sendo assim, torna-se essencial a buscar por ferramentas que gerem aumento de produtividade, como é o caso dos laser scanners (tecnologia de medição e digitalização 3D com alta precisão).

7 ReCap: Como melhorar a precisão das informações no projeto

Visualização captura x nuvem de pontos | ReCap PRO 360 – Autodesk

Antes de realizar um retrofit, as-built e/ou acompanhamento de obra, é essencial o levantamento in loco das condições existentes da construção para que sejam utilizadas como base para o projeto de modificação. A captura das informações é em grande parte realizada de forma manual, com medições de trena e registros fotográficos, que levam muito tempo e são sujeitos a erros. O que acontece por muitas vezes é a forma errônea de extrair essas informações, quando não, a insuficiência desta.

O primeiro passo para fazer uso do ReCap é realizar uma captura através de um drone (ideal para ambientes externos) ou laser scanner, os quais irão registrar todas as informações em forma de vídeo/imagem. Após o término da captura, o levantamento é carregado para a ferramenta, e agora temos essas informações transformadas em nuvem de pontos, podendo extrair quaisquer informações necessárias para os próximos passos. É indicado tanto para contextos de edificações quanto para infraestrutura, sendo assim uma solução para todo o meio AEC (arquitetura, engenharia e construção civil).

 

Como o ReCap ajuda a melhorar a precisão das informações no projeto e seus benefícios:

1.Precisão das informações

No ReCap conseguimos conferir as informações relacionadas à medidas, como distância, medidas ortogonais, de superfície, de tubulações e ainda anotações ligadas à informações dentro da nuvem de pontos.

 

2.Compatibilidade com ferramentas BIM

Depois do tratamento da nuvem de pontos no ReCap, podemos levar o arquivo gerado no formato .rcp para outros softwares BIM. como por exemplo o Revit, Navisworks, InfraWorks, Civil 3D e até mesmo para o AutoCAD. No qual podemos desenvolver o modelo 3D usando a base gerada no Recap.

Imagem3-1024x503 ReCap: Como melhorar a precisão das informações no projeto

Autodesk.com

3.Rapidez na captura de informações

Entre um dos problemas levantados no contexto atual do mercado da construção civil está a demora para o levantamento das informações in loco, além da falta de precisão destas informações. Usando o levantamento por drone e/ou laser scanner temos além da agilidade na informação de todo o projeto também a precisão destas, anteriormente vistas no item 1.

 

4. Acompanhamento de obra

Um dos grandes atrativos para as gerenciadoras é a possibilidade de ter um acompanhamento de obras preciso. Assim, trazendo maior exatidão no registro das informações, facilitando a produção do as-built e reduzindo o número de pleitos ao longo da realização da obra ou após a entrega.

 

5. Criação da base topográfica

Antes de iniciar um projeto, é essencial a criação de uma base de trabalho, seja uma superfície topográfica simples ou complexa incluindo contextos urbanos. A nuvem de pontos nos permite vincular as curvas de nível para criação dessa base de forma mais precisa. Uma das novidades da base de dados de São Paulo (GeoSampa) é a possibilidade de baixar a nuvem de pontos de todo o estado, podendo iniciar um projeto usando uma base limpa e precisa.

 

Informações adicionais

Quer conhecer nossas soluções para o setor? Entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.

 

Leia mais

[Artigo] Como usar a tecnologia na preservação de projetos arquitetônicos

[Artigo] Captura da realidade em 3D na gestão de empreendimentos através do BIM

[Artigo] Os tempos antigos trazidos à vida através da tecnologia 3DS Max

[Artigo] Como mapear projetos de infraestrutura viária em BIM

[Artigo] Captura de Realidade e a utilização do Autodesk Recap 360

Larissa Gimenez

Especialista técnica no segmento AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) que já realizou mais de 20 palestras sobre soluções BIM em eventos nacionais. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP (2018) e tem vasta experiência em realizar consultorias e treinamentos para diversas empresas. Na Frazillio & Ferroni, integra a área de serviços profissionais, ministrando treinamentos para profissionais de AEC com foco na metodologia BIM aplicada a fluxos de trabalho. Tem excelente domínio das tecnologias Autodesk Revit e Navisworks.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter