Integre seus modelos BIM produzidos no Autodesk Revit no ArcGIS Online

Através da parceria entre a Autodesk, líder mundial em softwares de projetos de engenharia e arquitetura, e a Esri, líder mundial em softwares de geoprocessamento e análises geoespaciais, a integração entre os universos BIM e GIS é cada vez maior.

 

Parceria Autodesk e Esri

Anunciada em novembro de 2017, a parceria entre as duas empresas já permitiu o desenvolvimento do Autodesk Connector for ArcGIS, um conjunto de funcionalidades de acesso direto ao ArcGIS Online (a nuvem da Esri) por softwares da Autodesk, como o AutoCAD Map 3D, o Civil 3D e o Infraworks.

Neles já se pode acessar o ArcGIS Online, carregar as suas bases de dados, alterá-las (geometrias e atributos) e salvá-las de volta pela internet, sem a necessidade de importar, exportar e tramitar arquivos.

 

Funcionalidades

Uma das funcionalidades recentemente implementadas é a abertura nativa no ArcGIS Pro de arquivos gerados no Autodesk Revit (formato RVT) e a sua publicação no ArcGIS Online. Na versão 2.5 do ArcGIS Pro, já não é mais necessário abrir e publicar um arquivo RVT por vez, podendo-se unir diversas edificações de diversos arquivos RVT em um único File Geodatabase e publicá-los como um Web Scene no ArcGIS Online, por exemplo. Esta versão do ArcGIS Pro, que é a mais recente publicada pela Esri, abre nativamente os arquivos RVT salvos nas versões 2015 a 2020.

Além do formato RVT, a abertura de arquivos no formato Industry Foundation Class (IFC – um formato aberto para interoperabilidade entre softwares) já é possível no ArcGIS Pro através da extensão Data Interoperability.  

Como por vezes o conteúdo do arquivo RVT foi produzido nas coordenadas 0,0 e, portanto, não está georreferenciado, é possível fazer uso dos recursos de georreferenciamento do ArcGIS Pro para definir um sistema de coordenadas e para posicionar corretamente a estrutura no território. Além de definir os pontos de origem e destino do modelo (a coordenada de onde ele está e a coordenada para onde ele deve ir), é possível aplicar ações de mover diretamente sobre ele para melhor posicioná-lo, caso os pontos de origem e destino não apresentem, inicialmente, um resultado satisfatório.

integre-modelos-BIM-produzidos-no-Revit-no-ArcGIS-Online-imagem-1 Integre seus modelos BIM produzidos no Autodesk Revit no ArcGIS Online

Imagem 1 – Ambiente de georreferenciamento da edificação no ArcGIS Pro.

 

Publicando arquivos Revit no ArcGIS Online

Uma vez georreferenciado, o conteúdo do arquivo RVT pode ser publicado para o ArcGIS Online através da opção “Share Web Scene” do software, sendo necessário apenas definir o nome da camada e uma palavra-chave. Após publicá-lo no ArcGIS Online, você poderá, ainda, escolher as suas regras de acesso, como permitir que ele seja compartilhado em um link público (sem a necessidade de ter um usuário e senha para visualização).

integre-modelos-BIM-produzidos-no-Revit-no-ArcGIS-Online-imagem-2 Integre seus modelos BIM produzidos no Autodesk Revit no ArcGIS Online

Imagem 2 – Modelo publicado no ArcGIS Online, visualizado em um navegador.

 

O portal do ArcGIS Online possui funcionalidades para selecionar e visualizar os diferentes níveis da edificação; fazer filtros por categorias e disciplinas; verificar como se dará a incidência de sol e sombras durante as horas do dia e durante os dias do ano; selecionar os objetos individualmente e visualizar seus atributos; utilizar recursos de slice para visualizar o interior da edificação; dentre outros.

integre-modelos-BIM-produzidos-no-Revit-no-ArcGIS-Online-imagem-3 Integre seus modelos BIM produzidos no Autodesk Revit no ArcGIS Online

Imagem 3 – Exemplos de recursos utilizados para visualização do modelo no portal do ArcGIS Online.

 

A edificação que aparece nas imagens acima está publicada no ArcGIS Online através da conta organizacional da FF Solutions e pode ser acessada livremente, só é necessário ter bom acesso à internet e um navegador em versão atualizada (tanto em ambiente desktop quanto em dispositivos móveis).

 

Passo a passo para publicar arquivos Revit no ArcGIS Online

A seguir, estão listados os passos gerais para a publicação de arquivos RVT no ArcGis Online:

  • (1) Abertura do arquivo RVT no ArcGIS Pro, adicionando-o à legenda;
  • (2) Definição do sistema de coordenadas do arquivo RVT condizente com o local em que o modelo está localizado na realidade (o menu Manage é habilitado ao se selecionar a camada na legenda). No caso do nosso arquivo, foi definido o Sistema de Projeção Universal Transversa de Mercartor – UTM Fuso 23 Sul, Datum Sirgas 2000;
  • (3) Georreferenciamento do modelo utilizando as opções de ponto de controle, elevação à superfície, mover, escalar e/ou rotacionar;
  • (4) Após georreferenciado, publicação do modelo no ArcGIS Online como um Web Scene;
  • (5) Preenchimento do nome da Web Scene, sua descrição e palavras-chave;
  • (6) Definição das regras de compartilhamento do modelo publicado no ArcGIS Online.

Informações adicionais

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.  

 

Leia mais

[Programação] Confira a agenda de eventos e treinamentos da FF Solutions

[Artigo] Uso do ReCap na criação de terrenos e superfícies topográficas no Revit

[Artigo] Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

Lucas Tafarello

Formado em Geografia e pós-graduado em geoprocessamento aplicado, tem mais de dez anos de experiência na execução e gestão de projetos que envolvem o setor. Em paralelo, já ministrou cursos, prestou consultorias e atuou como coordenador técnico. Na FF Solutions, atua no time de especialistas técnicos, prestando serviços voltados para a área de geoprocessamento.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter