Case de Sucesso l Implementação do BIM na CPTM

A metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) tem provocado uma profunda reorganização no setor de projetos, engenharia e construção em todo o mundo com a busca pelos benefícios de aumento de qualidade, atendimento a prazos, redução de conflitos entre disciplinas, melhoria dos processos de quantificação, entre tantos outros. No caso dos empreendimentos ferroviários, que pressupõem a utilização de diversas disciplinas, complexa metodologia de implantação e projetos coarticulados entre si e com a inserção urbana, o BIM contribui para que haja maior clareza na apresentação das soluções e melhor colaboração entre todos os agentes envolvidos.

Em 2012, o BIM na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi tratado desde o início como uma forma de ajustar processos internos, transpor barreiras entre áreas e criar maior eficiência em todo o ciclo de vida do empreendimento ferroviário. Em 2013, foi publicado edital para projetos de modernização de 8 estações. Ainda não existia maturidade em BIM na companhia, mas a estratégia traçada foi justamente criar um comprometimento formal de se estruturar e assegurar o andamento do processo.

 

A implementação BIM

A implementação iniciou-se com workshops para disseminação do conceito, definição de um núcleo composto por colaboradores responsáveis em definir a estratégia, levantamento dos processos praticados, elaboração de bibliotecas de projetos padrões, desenvolvimento de templates, capacitação e elaboração de manuais para contratação e uso interno.

 

A trajetória

Sabe-se que nenhuma implementação será bem-sucedida sem o envolvimento efetivo dos colaboradores. Isso também foi superado na CPTM, e o ponto chave foi justamente a elaboração de novos projetos com a equipe interna. Nesta etapa, foi possível aferir fluxos de trabalho colaborativos envolvendo as equipes de projeto, obras e operação. Os novos projetos também foram importantes para estabelecer o fluxo de avanço do modelo por disciplina de forma a evitar retrabalhos, dar visibilidade para toda a companhia dos benefícios reais do BIM e romper barreiras entre áreas.

Para descobrir os resultados dessa iniciativa, baixe o e-book do case de sucesso completo →

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou contato@ff.solutions. Acompanhe também nossa página no Facebook. Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos!

 

Leia mais

[Artigo] Case de Sucesso | Primeiros passos do BIM na Itaipu Binacional →

[Artigo] Novo Decreto da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM é aprovado →

[Artigo] Projetos de Infraestrutura e Estratégia Nacional de Disseminação BIM →

[Artigo] Conheça as organizações que têm investido na capacitação de seu time →

 

Jessica Mobilio

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UNESP. Tem especializações em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP e Fotografia aplicada pela ARQUITEC Campinas. Possui experiência em fotografia, reportagem, tradução e edição de conteúdo para veículo digital e impresso. Desde 2019, atua na Frazillio & Ferroni na área de Marketing com foco em produção para Mídias Digitais.