Google Maps deixa de ser gratuito para Aplicativos (Mobile SDK)

Se você criou um aplicativo no passado para Android ou IOs, se beneficiou com os limites generosos do Google para uso em celulares e, na maioria dos casos, o uso do Maps API era ilimitado.

Sob a Plataforma Google Maps (GMP), as transferências de mapas através do SDK Móvel (Mobile SDK) ainda são gratuitas, mas todos os outros serviços com os quais você queira contar estão sendo contados e cobrados, a partir de agora (2 de Maio).    

Estão inclusos serviços de rede como chamadas para direções (Direction API) e chamadas para vias (Roads API), que são muito comuns para compartilhar caronas e entregas de encomendas.

A validação de endereços e a base de dados dos pontos de interesse (Places API) é um outro serviço que já foi efetivamente gratuito sob o modelo anterior, mas que agora é cobrado, também.   

 

O que isso significa?

Caso tenha um aplicativo existente, você precisa estar ciente do que as alterações no modelo de cobrança significam para sua empresa.

Receber uma cobrança inesperada pode ser um choque e também o forçará a reavaliar seu modelo comercial e a viabilidade de partes do seu aplicativo.

A Frazillio & Ferroni recomenda você realizar uma otimização na sua solução para evitar qualquer chamada desnecessária das API, causando uma cobrança elevada.

Uma vez isso feito, você deverá conversar com os especialistas técnicos da Frazillio & Ferroni para realizar outras otimizações no seu aplicativo e avaliar se existem algum nível de desconto adicional para o seu pacote.  

Entre em contato com a nossa equipe do Google Maps para descobrir como poderá otimizar e calcular o custo de seu aplicativo após as mudanças serem feitas na Plataforma Google Maps.

 

Agende uma Consulta com um Especialista

Na Frazillio & Ferroni, os especialistas técnicos de Google Maps estão disponíveis para ajudá-lo a desenvolver experiências baseadas na localização e também prestar todo o apoio necessário para a transição do novo plano.

Podemos ajudá-lo a entender as mudanças e de que forma elas impactam sua prática; a estimar os custos de seu consumo e habilitar sua fatura.  Entre em contato com a equipe Frazillio & Ferroni para explorar as possibilidades nos planos diferenciados e com descontos que, como empresa parceira da Google Cloud, podemos lhe oferecer.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou contato@ff.solutions. Acompanhe também nossa página no Facebook.

 

Marilia Martins

Formada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da Mauá. Pós graduada em Gerenciamento de Projetos pelo Insper. Atua na Frazillio & Ferroni desde 2010 onde iniciou como especialista técnico de plantas industriais. Hoje é responsável pelo departamento de Marketing e Treinamentos na empresa.