Entenda como funciona a parametrização no Revit

Os parâmetros são informações que possuem nome e valor e são parte dos elementos que compõem o modelo BIM. Cada elemento no modelo possui seus parâmetros, seja um elemento 3D ou 2D, sendo que, de acordo com a sua categoria, existe um grupo de parâmetros comuns a ela. É através dos parâmetros que inserimos as informações no modelo. Um modelo BIM deve possuir elementos parametrizados, ou seja, com informações para que atenda aos seus usos básicos, como a compatibilização, o planejamento e a extração de quantidades para orçamento.  

Finalidades dos parâmetros

A criação de um parâmetro é realizada sempre para que seja atendida a necessidade de inserir informação em um elemento. Há parâmetros incorporados, que já existem por padrão e nós podemos criar para complementar as informações.

entenda-como-funciona-a-parametrizacao-no-revit-1 Entenda como funciona a parametrização no Revit

Imagem 1 – Reservatórios com variação de capacidade (dimensões) | Reprodução FF Solutions

  Os parâmetros também têm o objetivo de controlar informações e permitir a alteração de forma rápida e precisa. Os valores de um parâmetro podem variar a cada elemento instanciado no modelo ou por grupo de elementos do mesmo tipo.  

Tipos de parâmetros

De acordo com a finalidade do parâmetro, pode ser definido o tipo de parametrização que será criada. Os tipos existentes são:

  • Parâmetros de projeto – Estes são criados dentro de um projeto e aplicados aos elementos instanciados. Não são acessíveis dentro das famílias, somente no projeto.
  • Parâmetros de famílias – São internos das famílias e possuem a função de controlar informações internas da família. Estão disponíveis somente dentro das famílias.
  • Parâmetros globais – São utilizados para criar regras de projeto com base em valores padrões. Por exemplo, “altura das tomadas baixa = 0,40m”.
  • Parâmetros compartilhados – Podem ser de projeto ou de famílias e tem o objetivo de ser acessível no projeto e nas famílias, mesclando as funcionalidades.

  Por isso, é importante observar algumas informações básicas ao criar um parâmetro, como:

  • Tipo parâmetro: interno do elemento (família) ou acessível de forma externa (compartilhado);
  • Dados do parâmetro: nome e o tipo de dado que será armazenado;
  • Aplicação por tipo ou instância: é o tipo de variação do valor por elemento ou por grupo de elementos.
entenda-como-funciona-a-parametrizacao-no-revit-2 Entenda como funciona a parametrização no Revit

Imagem 2 – Criação de um parâmetro no Revit | FF Solutions

Por fim, é uma boa prática padronizar as informações dos parâmetros em suas bibliotecas e projetos para garantir a integridade do modelo e que ele tenha toda a informação necessária para que sejam feitos os usos previstos.  

 

Informações adicionais

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.  

Leia mais

[Programação] Confira a agenda de eventos e treinamentos da FF Solutions

[Artigo] Revit 2021: Novos recursos e funcionalidades

[Artigo] Fluxo para desenvolvimento de famílias no Revit

Renan Carvalho

Engenheiro Civil com mais de 3 anos de experiência em edificações. Já trabalhou como projetista e coordenador BIM em empresas de engenharia, conquistando ampla experiência na implantação de processos e desenvolvimento de projetos de grande porte. Na Frazillio & Ferroni, atua como Especialista Técnico em Edificações com foco na informação gerada em todas as fases de um empreendimento. A ideia é buscar a melhor solução, sempre extraindo o máximo das tecnologias disponíveis.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter