Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

Nos dias atuais, já não é mais nenhuma novidade falarmos sobre armazenamento em nuvem e seus benefícios. Algo que antes parecia utópico, hoje está presente no dia a dia de empresas e pessoas, sendo um grande facilitador. Neste artigo, irei falar um pouco dos benefícios de uma tecnologia que engloba o armazenamento em nuvem e muitas outras funcionalidades aplicadas à projetos e obra, o BIM 360.  

BIM 360

O BIM 360 é um ambiente colaborativo dividido em módulos. Cada módulo tem a aplicação em diferentes etapas de um empreendimento, conforme detalhado a seguir.  

BIM 360 Docs

O BIM 360 Docs, base para os demais módulos, é um ambiente de armazenamento e tramitação de arquivos do projeto. Permite a colaboração entre os agentes envolvidos por meio de trabalho em conjunto, além de possibilitar o sequenciamento das atividades de elaboração, revisão e aprovação do projeto através de fluxos pré definidos que controlam prazos e são responsáveis por cada etapa de aprovação.

imagem-1-vista-BIM-360-300x149 Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

Imagem 1 – vista de dentro do BIM 360, área Document Management | FF Solutions

 

BIM 360 Design

O BIM 360 Design, é um ambiente de “worksharing” ou de trabalho compartilhado, em projetos elaborados nos softwares Revit e Civil 3D, possibilitando que equipes em localizações geográficas distintas trabalhem colaborativamente em seus modelos em tempo real e disponibilizem informações para os parceiros conforme a informação esteja consolidada e pronta para uso.

imagem-2-vista-BIM-360-300x146 Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

Imagem 2 – vista de dentro do BIM 360, área Design Collaboration | FF Solutions

 

BIM 360 Build

O BIM 360 Build é um ambiente voltado para a execução da obra. Nele, é possível registrar eventos e ocorrências de campo que impactam, direta e indiretamente, a produção. Além disso, é possível preencher as listas de verificação através de dispositivo móvel, com evidências fotográficas em anexo, transformando um processo que ocorria em papel em um processo digital.

imagem-3-vista-BIM-360-300x257 Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

Imagem 3 – criação de lista de verificação no BIM 360 | FF Solutions

 Em resumo, além de todos os benefícios que o armazenamento em nuvem pode nos oferecer, o BIM 360 nos possibilita mais benefícios, como:

  • a estruturação de fluxos de trabalho, o envolvimento de responsáveis pela execução das tarefas;
  • a segurança da informação baseada em permissionamento por pastas;
  • e o controle de versões com a preservação de histórico, potencializando, e muito, a produtividade das equipes envolvidas.
imagem-4-vista-BIM-360-300x197 Diferenças entre o armazenamento na nuvem convencional x BIM 360

Imagem 4 – ilustração do uso do BIM 360 em diferentes dispositivos | FF Solutions

 

Acesso gratuito temporário à ferramenta

Por tempo limitado, a Autodesk está oferecendo acesso gratuito ao BIM 360 e outros softwares. Aproveite essa oportunidade para poder conhecer melhor o software e suas aplicações.

Para saber mais sobre como aumentar a produtividade de suas equipes através de um ambiente colaborativo, acesse este webinar sobre o BIM 360 Docs e o BIM 360 Design.  

 

Informações adicionais

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para fluxos de trabalho BIM: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (WhatsApp) ou [email protected].

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado (ATC®) da Autodesk? Confira nossa agenda de eventos e treinamentos. Acompanhe também nossa página no LinkedIn.  

Leia mais

[Artigo] Conheça as novidades da Estratégia BIM BR

[E-book] 7 formas de melhorar sua produtividade com Dynamo

[Programação] Confira a agenda de eventos e treinamentos da FF Solutions

Marcia Lorena Almeida

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha com softwares BIM como Civil 3D, InfraWorks, ReCap Photo e BIM 360. Já participou de processos de implementação BIM com treinamentos para concessionárias rodoviárias. Participa de comitês para disseminação do BIM no âmbito acadêmico. Na equipe técnica da Frazillio & Ferroni, tem sido responsável por workshops BIM para Infraestrutura em grandes empresas.

Cadastre-se para receber a nossa Newsletter