Suporte: Como desinstalar os softwares da Autodesk

A seguir, será apresentado o passo-a-passo de como desinstalar os softwares da Autodesk.

 

1) Backup de arquivos e configurações personalizadas – Autodesk

Estes procedimentos têm por objetivo eliminar completamente os produtos da Autodesk e arquivos de suporte relacionados a partir do seu computador, incluindo arquivos de personalização, como menus, AutoLISP, arquivos PGP, etc. Se você deseja preservar qualquer personalização existente, você deve manualmente de volta backup desses arquivos antes de executar os procedimentos que se seguem.

 

2) Reiniciar o computador

Antes de iniciar a desinstalação seus produtos Autodesk, recomendamos que você reinicie o sistema de computador para assegurar que quaisquer atualizações pendentes do sistema operacional Windows são aplicadas em primeiro lugar.

Para a maioria dos produtos da Autodesk baseados em Windows, o processo de desinstalação é tratado através do Painel de Controle do Windows:

  • A partir do menu Iniciar do Windows, abra o Painel de Controle.
  • Selecione Desinstalar um programa.

11-2 Suporte: Como desinstalar os softwares da Autodesk

 

Note que cada produto Autodesk é listado separadamente e deve ser desinstalado separadamente.

22-1-1024x414 Suporte: Como desinstalar os softwares da Autodesk

 

3) Lista de aplicativos instalados

Mesmo que tenha instalado todos os produtos em uma suíte em uma única instalação, cada produto Autodesk individual e add-in, enabler, pacote de bônus, ou outro aplicativo de apoio relacionado deve ser desinstalado separadamente.

 

4) Desinstalar aplicações periféricas

 Se você estiver desinstalando um produto, você deve desinstalar os aplicativos periféricos relacionados antes de desinstalar o aplicativo principal. Por exemplo: se você estiver indo para desinstalar o 3DS Max Design, você deve primeiro desinstalar o FBX add-in para 3DS Max Design. Desinstalar este e quaisquer outros suplementos relacionados e, em seguida, desinstalar as principais aplicações. Isto também se aplica aos módulos, como o enabler VBA, pacotes de Subscription Advantage e bibliotecas de materiais da Autodesk.

Nota: Ao desinstalar as bibliotecas de materiais da Autodesk é importante lembrar que essas bibliotecas são compartilhadas entre todos os produtos Autodesk e não deve ser removido, a menos que você está removendo todos os produtos Autodesk do sistema.

Ao desinstalar as bibliotecas de materiais, desinstalar do maior ao menor. Comece por desinstalar o suporte de imagem resolução biblioteca-supondo que biblioteca está instalado no seu sistema seguido pela biblioteca de imagens de resolução de base, e, em seguida, a biblioteca de materiais da Autodesk.

 

5) Desinstalar os produtos da Autodesk

  • Depois de ter desinstalado todos os aplicativos periféricos, você pode começar a desinstalar os principais produtos da Autodesk:
  • Selecione o produto a ser desinstalado e clique no link Desinstalar/Alterar.
  • Neste ponto, o instalador Autodesk irá abrir no modo de manutenção, oferecendo-lhe as opções para: Adicionar ou remover recursos, reparar ou reinstalar ou desinstalar o produto selecionado.
    Repita os passos 1-2 para cada produto Autodesk para ser desinstalado.

Nota: O procedimento de desinstalação para alguns produtos da Autodesk pode exigir que você reinicie o computador quando a desinstalação foi concluída. Se este for o caso, reinicie o computador conforme instruções e voltar para o painel de controle para continuar a remoção de todos os restantes produtos da Autodesk.

  • Clique na opção Desinstalar e clique em Avançar para confirmar que você deseja remover o produto do seu computador (se você for solicitado para remover arquivos compartilhados, clique em Sim para todos).
  • Após a desinstalação estiver concluída, clique em Concluir para fechar o instalador.

 

6) Excluir arquivos e pastas restantes dos Produtos Autodesk

Aviso: A seguir os procedimentos para excluir pastas em locais que possam afetar todos os produtos da Autodesk instalados. Essas etapas pressupõem que você já desinstalou todos os produtos Autodesk e periféricos relacionados e que é seguro para remover essas pastas.

  • Usando o Windows Explorer, localize e exclua a pasta de instalação para cada produto Autodesk que foi desinstalado nos procedimentos anteriores, por exemplo, “C:\Arquivos de Programas\AutoCAD2010” ou “C:\Arquivos de programas\Autodesk\AutoCAD2012”.
  • Excluir a pasta “C:\Arquivos de Programas\Common\Autodesk Shared”

Nota: Esses locais podem ser diferentes se o seu sistema operacional é configurado para armazenar a pasta Program Files em uma unidade diferente de C: ou se você instalou seu produto da Autodesk para outro nome unidade e pasta.

  • Exclua as seguintes pastas de perfil de usuário (substitua o nome de login para% username%):

C:\Users\%username%\AppData\Roaming\Autodesk

C:\Users\%username%\AppData\Local\Autodesk

C:\ProgramData\Autodesk

Dependendo de suas configurações do sistema, o Windows Explorer não pode exibir automaticamente todas as subpastas sob a pasta Usuários. Se você não conseguir localizar essas pastas, navegando até a pasta, copie e cole os locais de pasta acima na barra de endereços do Windows Explorer.

33 Suporte: Como desinstalar os softwares da Autodesk

 

  • Excluir restantes entradas de produtos Autodesk do registro do Windows.
  • Aviso: A edição incorreta do registro do Windows pode tornar o seu sistema operacional inutilizável.
  • Use o Editor do Registro Microsoft® em seu próprio risco e só depois de fazer backup do Registro.
  • Faça logon na estação de trabalho como um membro do grupo Administradores local.
  • Lançar o diálogo Executar, digitando [tecla Windows] + R.
  • Na caixa de diálogo Executar, digite regedit no campo “Open” editar e clique em OK.
  • No Editor do Registro, localize e exclua as seguintes sub chaves:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Autodesk
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Autodesk

44-1 Suporte: Como desinstalar os softwares da Autodesk

 

Excluindo uma sub chave no Editor do Registro:

  • Feche o Editor do Registro.
  • Reinicie o computador.

 

7) Antes de reinstalar os produtos da Autodesk

Neste ponto, cada um dos produtos da Autodesk instalado anteriormente, juntamente com arquivos residuais, pastas e configurações do Registro-deve ter desaparecido do sistema e você está quase pronto para começar a instalar (ou reinstalar) o seu produto da Autodesk. Antes de começar, recomendamos que você execute as seguintes tarefas para ajudar a garantir uma instalação bem-sucedida:

  • Reinicie o computador. Reiniciar o sistema antes da instalação ajuda a garantir que quaisquer atualizações pendentes do sistema operacional Windows são aplicadas antes de começar a instalar o seu produto da Autodesk.
  • No Windows Explorer, exclua o conteúdo da sua pasta Temp do Windows, mas não exclua a pasta Temp do Windows em si. Você pode localizar a pasta Temp, inserindo% TEMP% na barra de endereços do Windows Explorer.
  • Feche todos os aplicativos em execução.
  • Desative qualquer software de verificação de vírus em execução no sistema. Aplicações de verificação de vírus podem bloquear certas atividades detectados como suspeito, por exemplo, ao acessar o registro ou a adição / remoção / atualizar arquivos DLL, mesmo que essas atividades são comuns ao instalar ou remover programas. Não só ele pode retardar o processo de instalação, mas pode realmente introduzir a corrupção. Então certifique-se de que o seu software de verificação de vírus está desligado antes de instalar, e certifique-se que você ligá-lo novamente quando estiver completa.

Vários programas anti-vírus pode ser desativado, clicando o botão direito do seu ícone na bandeja do sistema e selecionando Desativar no menu de atalho (para obter mais informações sobre como desativar o seu software anti-vírus, consulte o fornecedor do software). Em alguns casos, desativar o aplicativo antivírus da bandeja do sistema pode não ser suficiente e pode ser necessário usar o Gerenciador de tarefas para finalizar o processo para o software anti-vírus que ainda está em execução.

Para verificar se um programa anti-vírus não está ainda em execução em segundo plano:

  • Pressione [Ctrl] + [Alt] + [Delete].
  • Clique em Gerenciador de tarefas.
  • Na guia Processos do Gerenciador de tarefas, selecione o processo para o programa anti-vírus e, em seguida, clique em “Finalizar processo”.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900 ou contato@ff.solutions.

Você sabia que somos Centro de Treinamento Autorizado Autodesk? Acesse nossa Plataforma de Treinamentos.

Acompanhe também nossa página no Facebook.

Alexandre Rodrigues

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Unicsul e Técnico em Informática pelo Senac. Curso de Windows Server 2008 R2 e Microsoft Exchange Server 2007 pela Ka Solution. Curso de Virtualização do Windows Server 2012 e Implantação e Administração do WSUS pelo Microsoft Virtual Academy. Atua na Frazillio & Ferroni desde 1999 como suporte técnico Autodesk e suporte microinformática. Possui experiência em implantações corporativas que demandam tópicos avançados de instalação e configuração de licenças Autodesk em rede, gestão de uso de licenças através do SAM Report, instalação em ambiente Citrix, gerenciamento do portal Accounts Autodesk e etc. Possui a especialização Autodesk Product Support.