10 Perguntas sobre fim do BIM 360 Team e acesso à plataforma BIM 360

Em abril de 2018 a Autodesk anunciou o fim da venda de novas assinaturas do BIM 360 Team. Aos usuários do P&ID Modeler para o Revit e o Collaboration for Plant 3D, essa ação irá afetá-los.

Os serviços que estão ativos no BIM 360 Team não serão migrados para a nova plataforma BIM 360.

Os usuários que atualmente utilizam essas duas soluções continuarão sendo suportados desde que mantenham sua assinatura do BIM 360 atualizadas, de qualquer forma, a Autodesk não recomenda que seja expandido o uso do P&ID Modeler para o Revit ou do Collaboration for Plant 3D.

 

10 Perguntas sobre o fim do BIM 360 Team e o acesso à nova plataforma BIM 360

Confira a seguir o FAQ (perguntas mais frequentes) sobre fim do BIM 360 Team e o acesso à nova plataforma BIM 360:

 

1) O que está acontecendo com a minha subscrição de Autodesk BIM 360?

Desde abril a Autodesk não irá mais oferecer novas assinaturas para o BIM 360 Team. Aqueles que já possuem o BIM 360 Team poderão continuar a utilizar a plataforma com acesso ininterrupto aos seus serviços e projetos desde que a assinatura seja renovada e ativa. Assinantes do BIM 360 Team terão acesso à função de gerenciamento de documentos na nova plataforma BIM 360, além da opção de começar novos projetos na plataforma. Isso está incluso na sua assinatura do BIM 360 Team sem custo adicional e você terá acesso a isso desde que a assinatura seja renovada e esteja ativa.

 

2) Por que isso está acontecendo?

A Autodesk está transferindo as soluções de entrega de projetos AEC e gerenciamento de construção para uma única plataforma em nuvem? BIM 360. A nova plataforma suporta o gerenciamento de arquivos e documentos desde o design até a construção. Se você possui a assinatura para o BIM 360 Team, a partir de abril de 2018 você possui acesso à função de gerenciamento de documentos na nova plataforma BIM 360.

 

3) O que é a nova plataforma BIM 360?

BIM 360 é uma plataforma em nuvem da Autodesk para entrega de projetos AEC e gerenciamento da construção que dá suporte a tomada de decisões durante o ciclo de concepção do projeto, ajudando a direcionar para soluções mais rentáveis e previsíveis. Isso acontece através da centralização de todos os documentos do projeto em uma única plataforma que conecta todos os responsáveis pelo projeto, desde o design até a construção e operações, do canteiro de obras de volta para o escritório, tudo em uma única plataforma.

 

4) Eu terei custo extra para acessar a nova plataforma BIM 360?

Acesso à função de gerenciamento de documentos na nova plataforma BIM 360 está incluso na sua atual assinatura do BIM 360 Team, sem custo extra. Você pode continuar a utilizar sua atual assinatura do BIM 360 Team desde que ela seja renovada e esteja ativa.

 

5) O que eu preciso fazer agora? Como eu ativo o meu acesso à nova plataforma?

Você pode fazer a ativação através da sua conta Autodesk e receberá um e-mail com um link para ativação do acesso. O que você precisa fazer para ativar o acesso à nova plataforma dependerá se você é assinante apenas do BIM 360 Team ou se também possui a assinatura de outro produto do BIM 360 OU Collaboration for Revit:

 

Tabela-1024x372 10 Perguntas sobre fim do BIM 360 Team e acesso à plataforma BIM 360

 

6) Eu possuo múltiplos contratos do BIM 360 Team. Eu devo ativar o acesso para todos?

Não, você apenas precisa ativar o acesso uma vez para a sua conta. Usuários de diferentes contratos existentes ou novos usuários do BIM 360 Docs, poderão ser adicionados à mesma conta do BIM 360 através do aplicativo sem a necessidade de ativá-lo novamente.

 

7) Os meus arquivos serão migrados? Eu devo migrar os meus projetos?

Você poderá continuar a utilizar o BIM 360 Team como faz hoje, mantendo o seu acesso para seus projetos e arquivos. Arquivos no BIM 360 Team permanecerão separados da nova plataforma do BIM 360. Projetos e arquivos criados um uma não serão visíveis em outra.

 

8) Eu posso adicionar mais membros a um projeto existente no BIM 360 Team?

Clientes BIM 360 Team não podem adicionar novos membros ao BIM 360 Team. De qualquer forma, assinaturas já existentes podem ser relocadas para diferentes usuários do BIM 360 Team.

 

9) O que acontece caso eu decida não renovar minha assinatura do BIM 360 Team?

Caso você decida não renovar sua assinatura, ao final da sua subscrição você terá a opção de fazer o download de todos os seus arquivos. Arquivos de projetos serão mantidos em sua conta após o final da sua assinatura pelo período especificado no Autodesk Trust Center. Você não poderá fazer a assinatura novamente uma vez que ela seja cancelada.

 

10) Qual a diferença entre o BIM 360 Docs e o BIM 360 Team?

BIM 360 Docs é a ferramenta para gerenciamento de documentos e arquivos na nova plataforma BIM 360. Se você é atualmente assinante do BIM 360 Team, você terá acesso à funcionalidade de gerenciamento de arquivos e colaboração provida pelo BIM 360 Doca. Isso inclui funções como visualização 2D e 3D, acesso pelo browser, acesso pelo tablete ou celular e anotações. Você também pode utilizar aplicações adicionais como:

→ Acesso ao controle de usuários, funções ou empresa, e permissões de acordo com arquivos e pastas;

→ Gerenciamento de tarefas;

→ Capacidade de armazenamento ilimitada.

 

Informações adicionais

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3224-1900, (11) 97303-7929 (whatsapp) ou contato@ff.solutions. Acompanhe também nossa página no Facebook.

Você sabia que somos Centro Autorizado de Treinamentos (ATC®)  da Autodesk? Acesse nossa Plataforma de Treinamentos e saiba mais!

 

Conteúdos relacionados

[Artigo] BIM: Tendência mundial na indústria de projetos e construção e suas Políticas Globais →

[Artigo] Conheça os Benefícios do BIM para Engenharia Civil →

[E-book] 5 Benefícios do BIM para a Engenharia Civil →

[E-book] Introdução ao BIM – Um guia para o seu primeiro projeto →

[E-book] Etapas para o Processo de Implementação BIM (Building Information Modeling) →

 

 

Natalia Magatti

Formada Arquiteta e Urbanista pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 2016 e atua na Frazillio & Ferroni desde 2018 como Analista de Treinamentos. Trabalha com softwares BIM desde seus estudos sobre os usos de Revit em 2014 elaborando modelos 3D e pós produção de imagens utilizando softwares como AutoCad, 3Ds Max e plataformas como A360.